ABERTO O 2.º CONCURSO IILP – ITAMARATY DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

Estão abertas, de 06 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, as inscrições para o 2.º Concurso IILP – Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, iniciativa financiada com base na contribuição extraordinária concedida pelo Brasil. O concurso, que oferecerá prêmios em dinheiro aos autores dos melhores artigos, inclui duas categorias, Graduação/Licenciatura […]

EXPOSIÇÃO “LIBERDADE – PORTUGAL, LUGAR DE ENCONTROS”

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a UCCLA em parceria com o Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, inaugurou a exposição “Liberdade – Portugal, lugar de encontros” no dia 8 de fevereiro, na UCCLA, e no dia 15 de fevereiro, no CCCV.

2ª SESSÃO DO ENCONTROS COM (A) HISTÓRIA

Prosseguem os Encontros com (a) História no IILP. Nesta segunda sessão, em véspera dos 50 anos do 25 de abril, o convidado é Osvaldo Lopes da Silva, figura conhecida e reconhecida na sociedade cabo-verdiana pelos contributos que conferiu à luta de libertação e em diversos cargos públicos no pós-independência, tendo integrado o núcleo de deputados à primeira Assembleia Nacional, que aprovou a declaração da independência de Cabo Verde.

PRÉMIO ELOQUÊNCIA CAMÕES 2024

Encontram-se abertas até ao dia 03 de maio de 2024, a 21.ª edição do Prémio Eloquência Camões. O evento é organizado, em parceria, pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Maputo, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), e pela Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP-Maputo, em Moçambique.

XVII Semana Nacional de Letras e IV Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Letras

Neste ano, a XVII edição da Semana Nacional de Letras e a IV edição do Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, contarão com a parceria do Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica, PUC Minas, os quais se propõem a discutir a inter-relação que, desde sempre, se estabeleceu entre Tempo, Espaço, Linguagem.

26 de abril a 01 de maio – BIENAL DO LIVRO DA BAHIA

A Bienal do Livro da Bahia, que acontece em Salvador entre 26 DE ABRIL E 01 DE MAIO, faz da capital baiana um ponto de (re)encontro da Bahia com o Brasil, com o mundo e com ela própria. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades: “Venha com a gente e escute as histórias que a Bahia conta”.

I CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Enquadrado nas comemorações de abril, mês do professor cabo-verdiano, o 1º Congresso Regional de Educação abordará temas cruciais relacionados com as metodologias ativas de ensino e a inovação das práticas pedagógicas.