ABERTO O 2.º CONCURSO IILP – ITAMARATY DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

Estão abertas, de 06 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, as inscrições para o 2.º Concurso IILP – Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, iniciativa financiada com base na contribuição extraordinária concedida pelo Brasil. O concurso, que oferecerá prêmios em dinheiro aos autores dos melhores artigos, inclui duas categorias, Graduação/Licenciatura […]

MAIS PRÓXIMOS…

A aproximação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) às pessoas (as comunidades de prática e de criação da língua) e àqueles que a estudam, a ensinam e a investigam (as comunidades de ciência) constituem dois dos desígnios do plano de ação traçado para este instituto no atual mandato diretivo.

FERNANDA RIBEIRO VENCE PRÉMIO DE REVELAÇÃO LITERÁRIA UCCLA-CMLISBOA

Créditos img: UCCLA

A obra vencedora da 9.ª edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi atribuída ao romance “Cantagalo” da autoria de Fernanda Teixeira Ribeiro, de 40 anos, de nacionalidade brasileira e residente em São Paulo, Brasil.

IX JORNADAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO FOCO.UNTL

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no âmbito do Projeto de cooperação FOCO.UNTL, em articulação com a Embaixada de Portugal, promove as IX Jornadas Pedagógicas, cuja edição de 2024 decorre nos dias 12 e 13 de setembro, com o título “Literacias transversais em Timor-Leste: repensar o ensino em português”.

A chamada de artigos encontra-se aberta até 21 de abril de 2024.

DIA MUNDIAL DA POESIA

Desde a sua instituição pela 30ª Conferência Geral da UNESCO (16 de novembro de 1999), comemora-se no dia 21 de março o Dia Mundial da Poesia, assinalando-se, no corrente ano o 25º aniversário sobre a decisão daquele organismo do sistema das Nações Unidas.

PARCERIA IILP – EI CRIA O CORPUS JORNALÍSTICO DE CABO VERDE

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e a Media Comunicações S.A., proprietária do Expresso das Ilhas (EI), assinaram um protocolo cuja relevância e o caráter inovador são merecedores do destaque que aqui, singelamente, se procura conferir. Por via do referido protocolo, o EI cede ao IILP, para efeitos de investigação, pelo próprio ou por terceiros, o acervo digital de todas as edições do jornal já publicadas, em número bem superior a um milhar.

1ª SESSÃO DO ENCONTROS COM (A) HISTÓRIA

Um convidado do IILP convida ele próprio outra pessoa para uma conversa a dois onde as histórias pessoais e de vida se cruzam com as histórias dos lugares e dos tempos. Uma conversa aberta e informal, com a qual se pretende um fim de tarde de encontros com a palavra, a memória e com o futuro.