Evento

Colóquio da Praia - A Língua Portuguesa nas Diásporas

De 28 a 30 de novembro aconteceu o Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa nas Diásporas”, em Praia, Cabo Verde. A iniciativa foi do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa,organismo que agrega todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e atualmente é dirigido pelo brasileiro, pós-doutor em política linguística, Gilvan Müller de Oliveira.

Este colóquio foi o segundo de quatro que o IILP organizou como atividade preparatória à II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, a ocorrer em Lisboa em  2013, e da qual decorrerá um Plano de Ação para a política linguística comum da CPLP.

Os quatro colóquios abarcaram as quatro áreas estratégicas definidas num Plano de Ação adotado pela CPLP em 2010. Em setembro, o Colóquio de Maputo sobre a Diversidade Linguística na CPLP, lançou a problemática das outras 339 línguas faladas nos nossos países.

Como indica o programa, vários especialistas estiveram presentes para apresentar   experiências sobre o ensino do português no exterior e, em especial, nos contextos de diáspora.


O evento teve transmissão ao vivo pelo blog www.iilp.wordpress.com


Voltar à lista