O projeto Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP (TCTC-CPLP) é uma iniciativa do IILP em parceria com o Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa – NOVA CLUNL, visando contribuir para o desenvolvimento de recursos terminológicos que promovam as línguas de especialidade, em língua portuguesa, no seio da CPLP, disponibilizados em acesso aberto.

Numa era digital, multilingue e multicultural, as terminologias constituem produtos linguísticos imprescindíveis para a qualidade do desempenho de profissionais que trabalham e comunicam em contextos marcados pelo multilinguismo e pela multiculturalidade.

As terminologias da língua portuguesa, com as suas variantes, assumem, neste contexto, um papel central na cooperação entre os países da CPLP. Uma vez recolhidas e armazenadas, com respeito pela diversidade linguística, num recurso terminológico comum, e metodologicamente sustentadas, as terminologias contribuem para uma negociação científica, cultural, diplomática e política, idealmente mais coesa.

Do projeto, a decorrer em 2024 e 2025, resultará a construção de recurso terminológicos   em 4 grandes domínios que a CPLP, em alinhamento com as Nações Unidas, considera serem áreas de ação proeminentes no que respeita aos ODS (mudanças climáticas, economia circular, doenças infetocontagiosas e migrações).

O projeto TCTC-CPLP, com a coordenação científica da Profª Doutora Rute Costa, envolve investigadores de vários Estados-membros da CPLP, bem como de instituições e centros de investigação nesses países.