DIREÇÃO EXECUTIVA

JOÃO LAURENTINO COSTA PINHO NEVES

Natural de Aveiro.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses, Mestre em Relações Interculturais, tendo concluído igualmente a parte curricular do Doutoramento na mesma área de estudos.

Leitor de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade Pedagógica e na Universidade Católica, em Nampula – Moçambique (1995-2000). Aí criou, em 1998, o 1º Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões (IC), do qual foi o Responsável, para o desenvolvimento de projetos de promoção da Língua Portuguesa, o apoio à formação contínua de docentes e à criação do Departamento de Português na Universidade Pedagógica, em Nampula.

Designado Responsável do Centro Coordenador dos Centros de Língua Portuguesa/IC, em Lisboa (2000-2002), com funções de coordenação da rede (à altura, de 21 Centros em universidades estrangeiras) e seu desenvolvimento estratégico;

Nomeado Adido Cultural junto da Embaixada de Portugal na cidade da Praia, em Cabo Verde (2003-2012);

Em acumulação, foi nomeado, pelo mesmo período, Diretor do Instituto Camões – Centro Cultural Português na Praia e Pólo no Mindelo, desenvolvendo múltiplos projetos de promoção e de cooperação cultural entre instituições e agentes culturais dos dois países;

Nomeado Diretor do IPOR – Instituto Português do Oriente, em Macau, onde exerceu dois mandatos diretivos, entre 2012-2018, cumprindo a missão de preservar e difundir a língua e a cultura portuguesas no Oriente;

Nomeado Vogal do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa (2018-2022), com coordenação das áreas da língua e da cultura na instituição que tem por missão propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a gestão da rede de ensino português no estrangeiro e promover a internacionalização da cultura portuguesa.

Nomeado Diretor Executivo do IILP deste janeiro de 2023.

Integrou a Delegação de Portugal em reuniões de organizações multilaterais nas áreas da língua e da cultura (IILP; EUNIC, SOM, Ibero-América, RIDCULT, OEI), bem como em Comissões e Subcomissões Mistas bilaterais nas mesmas áreas com mais de uma dezena de países;

Participou em missões internacionais de trabalho com a promoção e a internacionalização da língua portuguesa na sua agenda a mais de duas dezenas de países e tomou parte e interveio em Encontros, Seminários e Conferências sobre Língua Portuguesa em diversos países, em quatro continentes, em particular nas conferências de Díli e da Praia sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

Coordenou a edição de obras de referência para a promoção da língua portuguesa no oriente, bem como de publicações na área da Cultura e da Literatura (Revistas Camões nº26 e nº27 e Antologia de poesia de língua portuguesa);

Foi Agraciado por S.Exa. o Presidente da República de Cabo Verde, Cmte Pedro Pires, com o 1º Grau da Medalha de Mérito, pelo contributo prestado ao reforço das relações culturais e da cooperação entre Portugal e Cabo Verde (5 de Julho de 2011).

Na sua gestão, foram ainda concedidos agraciamentos ao Centro Cultural Português na cidade da Praia (1º Grau da Medalha de Mérito), por S.Exa. o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, e ao IPOR – Instituto Português do Oriente (1º Grau da Medalha de Mérito), por S.Exa. o Chefe do Executivo da RAEM, Dr. Chui Sai On.

Estatisticas

Descrição desta informação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo
Universidade Agostinho Neto
93%
Universidade X
90%
Universidade Y
88%
0 +
Estudantes Activos
0 +
Cursos Interativos
0 +
Estudantes Graduados
0 +
Professores Certificados

DIREÇÔES ANTERIORES

Incanha Intumbo

2018- 2022

Incanha Intumbo nasceu na Guiné-Bissau. Em 2001, licenciou-se pela Universidade de Coimbra, variante de estudos portugueses e franceses e desenvolveu o seu interesse pelos estudos linguísticos. Em 2003 participou no Congresso da Associação: Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) na Universidade de A Corunha em Espanha, e decidiu seguir o mestrado em linguística descritiva comparando as gramáticas do crioulo guineense, a do português (superestrato) e a do balanta (uma das línguas do substrato do crioulo guineense) na sua tese.
As duas últimas formações feitas são a Parte Curricular do Doutoramento em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Capacitação em Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino Superior, Hangzhou, China, e mestrado em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra.

Marisa Mendonça

2014 - 2018

Nascida em Moçambique, Marisa Guião de Mendonça é Doutora em Educação/ Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Foi Diretora da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica, Moçambique (2003-2009). Atuou como Coordenadora Geral do Programa de Formação Contínua de Professores de Português – modalidade semi-presencial (Programa Universidade Pedagógica-Instituto Camões), 2005-2013. Entre 2009 e 2012, assumiu como Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, Moçambique. Diretora da Escola Superior de Contabilidade e Gestão da Universidade Pedagógica, Moçambique (2012-2014). A sua experiência na área de lecionação ao nível de graduação e pós-graduação concentra-se na Didática do Português, Supervisão Pedagógica em Ensino de Línguas; Análise e Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Língua, Produção de Recursos Didáticos para o Ensino de Português/ Língua Estrangeira, Produção de Português Oral, Produção de Português Escrito. Já na área de investigação, seus estudos focam as Metodologias de Ensino de Português como Língua Não Materna; Desenvolvimento Curricular em Línguas em contextos de diversidade linguística; Interculturalidade.

Gilvan Oliveira

2010 - 2014

Diretor Executivo do IILP nomeado em outubro de 2010 por dois anos, e reconduzido em 2012 por mais dois. Gilvan Müller de Oliveira é brasileiro, nasceu em 1964 em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, em 1985; fez o mestrado em Linguística Teórica, Filosofia e História pela Universität Konstanz, Alemanha (1990), o doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e o pós-doutorado, na Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, no México. 

Amélia Mingas

2006 - 2010

Amélia Arlete Dias Rodrigues Mingas nasceu em 1946 em Ingombota, Luanda, Angola. Professora universitária e linguista, licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Linguística Geral e Aplicada na Universidade René Descartes de Paris. Atuou no ensino secundário angolano, coordenou o Departamento de Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED) e dirigiu o Instituto Nacional de Língua do Ministério da Cultura. Além de trabalhar em pesquisas académicas, foi também responsável pela cadeira de Linguística Bantu na Universidade Agostinho Neto, tendo participado em vários seminários e palestras ligados à problemática das línguas africanas e portuguesa, no interior e exterior de Angola. Publicou Interferência do Kimbundu no Português Falado em Lwanda. Entre 2006 e 2010, foi Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, tendo defendido o estabelecimento de uma política linguística comum aos oito Estados que têm o português como língua oficial.

Manuel Brito-Semedo

2004 - 2006

Manuel da Cruz Brito-Semedo, natural de S. Vicente, nasceu em 1952. É professor doutor em Antropologia, Especializado em Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atua como professor universitário e participa ativamente em múltiplas atividades culturais, através dos meios de comunicação social. Publicou as seguintes obras: Na Esquina do Tempo – Crónicas de Diazá, (2009); A Morna-Balada – O Legado de Renato Cardoso (2008); A Construção da Identidade Nacional – Análise da Imprensa entre 1877 e 1975 (2006); Caboverdianamente Ensaiando, Vols. I e II (1995 e 1998); A Colocação dos Clíticos no Português em Maputo, Maputo (1997), um estudo linguístico. No 35.º Aniversário da Independência Nacional·de Cabo Verde (2010), foi condecorado com a Medalha do Vulcão, 1.ª Classe, “em reconhecimento pela sua importante contribuição para a promoção e o desenvolvimento da cultura nacional”. Recebeu, no mesmo ano, a Comenda Joãozinho da Goméia pela Universidade Estadual·da Bahia (UNEB).·Foi Diretor Executivo do IILP de 2004 a 2006.

Ondina Ferreira

2001 - 2004

Ondina Maria Duarte Fonseca Rodrigues Ferreira, caboverdiana, nasceu em 1946 durante a viagem de seus pais de Mindelo a Lisboa. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e concluiu o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Atua como professora e palestrante no meio académico e colabora em diversos veículos impressos como jornais e revistas literárias de expressão lusófona. Publicou as seguintes obras: Amor na Ilha e Outras Paragens (2001); Ponto de Partida e Outros Contos (2001); Maria Helena Spenser – Contos, Crónicas e Reportagens (2005) e Baltasar Lopes da Silva e a Música (2006). Foi Diretora Executiva do IILP de 2001 a 2004.

Mário Fonseca

1999 - 2001

Mário Alberto de Almeida Fonseca, o primeiro a exercer a função de Diretor Executivo do IILP (1999-2001), nasceu em Cabo Verde, na cidade da Praia, em 1939. Professor Licenciado em Letras na Universidade de Dakar, escritor, crítico literário e cronista, lecionou francês no Senegal e trabalhou na Mauritânia e na Turquia como administrador durante os anos em que esteve no exílio. Durante a fase da descolonização, no período da ditadura salazarista, foi perseguido político em Portugal como militante anticolonialista. Em Cabo Verde atuou como Presidente do Instituto Nacional da Cultura e colaborou ativamente em quase todos os jornais e revistas que circularam no arquipélago após a independência, em 1975. Poeta revolucionário e visionário, foi co-fundador do Suplemento Cultural “Seló” dos estudantes do Liceu Gil Eanes. Faleceu em 2009 deixando as seguintes obras poéticas: O mar e as Rosas (1964); Près de la mer; Mon pays est une musique; La Mer à Tous Les Coups; L’odoriférante Evidence de Soleil Qu’ Est Une Orange e Poissons, que foram traduzidas em diversos idiomas.