O projeto de constituição de um Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital da Assembleia Nacional de Cabo Verde (eTerm-ANCV) é uma iniciativa do IILP, em parceria com o Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e a Assembleia Nacional de Cabo Verde.

As terminologias constituem um instrumento fundamental de apoio à preservação e à sustentabilidade de uma língua, sendo os recursos terminológicos portadores de um valor científico, simbólico e cultural indiscutível. A criação de bases de conhecimentos, terminológicas e textuais, como no presente projeto, constitui, em simultâneo isso, a forma adequada de permitir a um ou a vários grupos de comunicação especializada aceder, de modo confiante e fiável, às terminologias que designam e dominam os conceitos fundamentais (neste caso, no domínio jurídico-parlamentar), tendo em vista fomentar a transmissão de conhecimento estruturado.

O projeto eTerm-ANCV decorrerá ao longo de 2024 e 2025, culminado na disponibilização de uma base de dados terminológicos que concorre para os objetivos de reforçar a gestão pluricêntrica da língua portuguesa e de promover a língua portuguesa como língua de ciência.