ARRANCOU ONTEM, 05 DE SETEMBRO, O XIII CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DIDÁTICOS

Eventos

Na sessão de abertura, realizada na sede do IILP, o Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, sublinhou que o objetivo do curso é o de criar materiais que ajudem os professores a enfrentarem os desafios de ensinar o português nos contextos sociolinguísticos em que não é língua materna, e a sua promoção através do […]

Na sessão de abertura, realizada na sede do IILP, o Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, sublinhou que o objetivo do curso é o de criar materiais que ajudem os professores a enfrentarem os desafios de ensinar o português nos contextos sociolinguísticos em que não é língua materna, e a sua promoção através do Portal do Professor de Português - Língua  Estrangeira/Não Materna (PPPLE), sendo este uma ferramenta para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira/língua não materna.

Ainda, o Diretor Executivo do IILP realçou que o contexto sociolinguístico de alguns países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) “é complicado, sendo que uns mais do que outros, como são os casos Cabo Verde e Guiné Bissau. Por isso, a necessidade de trabalhar nessa realidade e criar as condições para facilitar o ensino da língua portuguesa nesses contextos”.

Por sua vez, a coordenadora da Equipa Assessora Central e do Portal, Prof.ª Doutora Edleise Mendes, que também é uma das formadoras do curso em epígrafe, destacou que o PPPLE, o qual começou a ser construído em 2012 e teve o seu lançamento oficial em 2013, já registou mais de 1,2 milhões de acessos.

“Ou seja, é um sucesso total. Nós temos mais de 20 mil professores do mundo inteiro cadastrados. Portanto, não são só professores dos países da CPLP. Quem entrar no portal terá acesso a material de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné Bissau. Brevemente vão ser incluídos materiais de Portugal, de Timor-Leste e de Moçambique. Antes só era possível encontrar materiais produzidos em Portugal e no Brasil”, apontou.

Na sua intervenção, a Delegada da Praia do Ministério da Educação de Cabo Verde, Dr.ª Constantina Afonso, manifestou a sua satisfação pela participação dos professores de língua portuguesa no XIII curso de capacitação para elaboração de materiais didáticos, na medida em que os mesmos ficarão cada vez mais e melhor capacitados para o exercício da função docente, sendo este um dos grandes objetivos do Ministério da Educação.

A formação propriamente dita iniciou no período da tarde e prolongar-se-á até o dia 09 de setembro.

O PPPLE é uma plataforma on-line, criada pelo IILP, que tem como objetivo central oferecer à comunidade de professores e interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira/língua não materna.

De salientar que o curso conta com a parceria do Observatório de Língua Portuguesa/Língua Segunda, do Brasil, e com a colaboração do Ministério da Educação de Cabo Verde.

#cursocapacitaçao #professores #linguaportuguesa #iilp

Galeria aqui!

Tags :
língua portuguesa

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.