ESTUDO DE CORES “ATLÂNTICO NEGRO” APRESENTADO NO IILP

Notícia

.

O Estudo de Cores intitulado “Atlântico Negro”, que foi apresentado no passado dia 8 de março, no espaço expositivo do IILP, resulta de uma residência artística que decorreu nesta cidade, unindo os artistas Cida Lima (Brasil) e Amadeo Carvalho (Cabo Verde), tendo por objetivo a partilha de linguagens artísticas e a exploração de técnicas e temáticas que com elas se desenvolveram.

A exposição destacou uma seleção exclusiva e limitada de rostos de mulheres cabo-verdianas, sob o olhar e o traço de Amadeo Carvalho, perpassados pelas técnicas desconstrutivas de Cida Lima, as quais introduzem a cor sobre a leitura a preto e branco de Amadeo Carvalho. Em colaboração com os dois artistas plásticos, a escritora Érica Silva após sobre a vertente pictórica uma seleção de poemas criados para esta coleção, remetendo para temas de luta, afirmação e emancipação no Atlântico Negro.

As obras expostas, nas quais a expressividade do olhar não deixa de constituir o ponto de atração para os rostos de que todas são feitas, como que remetem, assim, para uma condição. A das mulheres, pois que são todos femininos, coincidindo a exibição com o dia que assinala precisamente, de modo mais especial, o caminho de emancipação e de acesso à realização plena de raparigas e mulheres no mundo. Uma condição que os diferentes olhares – de angústia sofrida ao orgulho afirmativo – mostram na sua amplitude. São mulheres interpeladoras a que a desconstrução colorida acrescenta, afinal, intensidade. A exposição é, assim, também, de algum modo, sobre a condição humana, configurando uma espécie de narrativa contemporânea sobre mulheres em Cabo Verde.

Para os artistas, à experiência verdadeiramente enriquecedora que constituiu a residência juntou-se a satisfação pela forma como o público aderiu, marcou presença e avaliou o trabalho dos artistas, saudando-o.

O “Estudo de Cores - Atlântico Negro" contou com a curadoria de Érica Silva e com a produção artística de Raquel Fernandes.

Tags :

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.