1ª SESSÃO DO ENCONTROS COM (A) HISTÓRIA

Notícia

Um convidado do IILP convida ele próprio outra pessoa para uma conversa a dois onde as histórias pessoais e de vida se cruzam com as histórias dos lugares e dos tempos. Uma conversa aberta e informal, com a qual se pretende um fim de tarde de encontros com a palavra, a memória e com o futuro.

Cumprindo o mote desta nova rubrica criada pelo IILP, a primeira sessão juntou o antropólogo Manuel Brito Semedo e o escritor Joaquim Arena. A celebrar duas décadas sobre o seu doutoramento, Manuel Brito Semedo tem um longo percurso de investigação, de escrita e de dinamização cultural, como o espelham os vários títulos publicados, de géneros diferenciados, da crónica ao ensaio e escrita académica. Recentemente distinguido com o importante Prémio Oceanos (2023) de literatura, Joaquim Arena alia a criação literária, com obras suas publicadas em diversos países (Cabo Verde, Portugal, Brasil, EUA, China), ao jornalismo, tendo desempenhado outras atividades de relevo, nomeadamente como assessor para a cultura durante o mandato do Presidente Jorge Carlos Fonseca.

Lado a lado, construíram uma conversa fluída, pontilhada de humor em diversos momentos, onde as histórias se cruzaram evocando tempos e lugares (que muitos dos presentes reviveram) e trouxeram memórias de vida que não deixaram de levar à reflexão sobre temas sociais e factos da história, pela visão de um e de outro conversador. Do encontro ficaram narrativas, nostalgias, projetos e imagens vividas na literatura, na escrita e no quotidiano. Tal como se pretende nestas sessões, os encontros alargaram-se à plateia, que colocou questões e participou da conversa, no caráter aberto que se desafia os convidados a que elas tenham.

Encontros com (a) história juntou, assim, pessoas e, por momentos, uma comunidade que, em torno do poder da palavra, dela pôde fruir, em fim de tarde diferente, com um agradecimento que se regista aos dois conversadores iniciais deste programa, que continuará em abril.

Tags :
Encontros com a história

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.