A reunião foi conduzida pela Presidente do Conselho Diretivo, Drª Marta Dias (.PT) e estiveram presentes todos os membros associados da LusNIC, nomeadamente a Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME que participa enquanto entidade responsável pela gestão, registo e manutenção do domínio ".CV", estando representado pela Presidente do Conselho de Administração, Leonilde dos Santos e o Administrador Executivo, João Tomar, os representantes da Associação DNS.PT, de Portugal, que gere o domínio ".pt"; a Autoridade Geral de Regulação, de São Tomé e Príncipe, que gere o domínio ".ST"; a Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação - ARN-TIC, da Guiné-Bissau que gere o domínio ".gw"; a INFOSE de Angola que gere o domínio ".ao"; a INTIC de Moçambique que gere o domínio ".mz" e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR- NiC.br do Brasil.
Dentre os pontos tratados ficou decidido que o 3º Fórum da Governação da Internet deverá ser organizado em Moçambique, no próximo ano.
O período da tarde ficou reservado para a formação em Cibersegurança e lusofonia: os desafios e as oportunidades que nos unem e a importância de um SOC (Security Operations Center) como defesa digital contra as ciberameaças, no TechPark. A formação será ministrada pela VisionWare e pelo ".PT".
Vale realçar que a LusNIC junta as entidades competentes pela gestão, registo e manutenção de domínios de topo (ccTLD’s, country code Top Level Domains) dos países de língua oficial portuguesa.
IILP/ARME