A sessão teve início com as palavras de boas-vindas do Diretor Executivo do IILP, Dr. João Neves e a apresentação de uma reflexão sobre a atualidade do desígnio definido pelos Chefes de Estado e de Governo no momento da criação do IILP, em 1989, bem como sobre a pertinência, no contexto atual, da abordagem multilateral que enforma a missão do IILP. Expressou ainda o reconhecimento pelo apoio e o trabalho prestado ao IILP por todos aqueles que, ao longo dos 35 anos, deram o seu contributo à instituição, na sede bem como nas comissões nacionais.
Em representação dos Embaixadores de países da CPLP residentes na cidade da Praia e da Presidência pro tempore da CPLP, a segunda intervenção do dia coube ao Embaixador de São Tomé e Príncipe, Dr. Aurélio Martins, que destacou a língua portuguesa como um património comum aos Estados-membros, assinalando a importância do IILP na sua gestão e na concertação em torno de ideias e projetos para a sua promoção.
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, aproveitou a ocasião para felicitar o IILP, reconhecendo o percurso assinalável e o papel meritório do Instituto, pelo trabalho realizado ao longo dessas três décadas e meia, reforçando o compromisso do Governo de Cabo Verde com a instituição. Fez ainda referência à importância de que se reveste para Cabo Verde o acolhimento da sede do IILP e à relevância dos projetos que a instituição tem em curso, manifestando o empenho de Cabo Verde numa participação ativa no seu desenvolvimento. Mensagens semelhantes integraram os testemunhos gravados e exibidos do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, e da Ministra da Educação de São Tomé e Príncipe, Isabel Viegas.
Coube ainda ao Embaixador Jorge Tolentino proferir uma conferência sobre a situação da língua portuguesa, durante a qual foi abordando diversos motivos e oportunidades que colocam a aposta estratégica na língua portuguesa por todos os países da CPLP, em articulação com as suas línguas nacionais, como uma matéria que deve merecer a maior atenção. Evocando, na sua comunicação, reflexões de vários escritores da CPLP, propôs ainda um momento de homenagem ao grande poeta cabo-verdiano Oswaldo Osório, recentemente falecido.
Inspiradas no lema das comemorações definido pela Direção Executiva, "Com a língua portuguesa a aproximar pessoas", foram ainda exibidos testemunhos gravados do Secretário Executivo da CPLP, dos Presidentes e Coordenadores das Comissões Nacionais do IILP de Angola, Dra. Ana Paula Henriques; do Brasil, Embaixador Marco Nakata, e de Portugal, Embaixadora Florbela Paraíba, bem como da Diretora da OEI para o Multilinguismo, Ana Paula Laborinho.
Num Salão Nobre do IILP repleto, assinale-se ainda a presença no evento de várias individualidades e representantes de organismos internacionais, institutos e serviços públicos, com destaque para a Primeira Dama de Cabo Verde; O Representante do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas; O Representante da Casa Militar da Presidência da República; A Representante da Fundação Amílcar Cabral; O Coordenador do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde; A Pró-Reitora da Universidade de Cabo Verde; A Presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde; A Presidente do Instituto do Património Cultural; As Leitoras do Camões I.P. e do IGR na UniCv; O Representante da Câmara Municipal da Praia. No final da sessão, houve ainda tempo para um convívio, animado com a música da cantora cabo-verdiana Zul Alves e visita à exposição de pintura de Omar Camilo, patente na sala de exposições do IILP.
IILP