DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

Notícia

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em 1996 como forma de promover o livro e a criação autoral (literária ou não literária) como exercício de liberdade. A data de 23 de abril remete para três grandes escritores, de diferentes culturas (Shakespeare, Cervantes e Inca de la Vega).

Para além de destacar o papel fundamental que assume em várias dimensões da atividade humana, a celebração do livro significa, também, celebrar as atividades que lhe estão associadas como a leitura, a tradução, e edição e a publicação. Mas é a escrita e o ato criativo (e a proteção conferida a esse ato, configurada no direito autoral) que esta encerra que a data pretende destacar, celebrando o livro como ponto de encontro das liberdades e dos direitos humanos e como forma de realização do indivíduo e das comunidades.

A cidade do Rio de Janeiro foi designada como a Capital Mundial do Livro 2025, tornando-se a primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título.  As cidades nomeadas pela UNESCO se comprometem a promover o livro e a leitura para todas as faixas etárias e grupos sociais, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

IILP/Unesco

Tags :

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.

Arquivos