A exposição, organizada em parceria com o Instituto Português do Oriente (IPOR), que concebeu a sua versão original, designada “Poesia no Jardim” (em exibição em Macau), apresenta poemas de José Luís Mendonça (Angola), Adélia Prado (Brasil), Arménio Vieira (Cabo Verde), Emílio Tavares Lima (Guiné-Bissau), Maria Jesús Evuna (Guiné Equatorial), Mia Couto (Moçambique), Alberto Pimenta (Portugal), Carlos Cardoso (São Tomé e Príncipe), Xanana Gusmão (Timor-Leste) e de Carlos Marreiros (Macau). Os textos estão disponíveis em formato físico e áudio, sendo possível ouvir a declamação dos poemas na voz dos próprios autores, conferindo à experiência uma dimensão sensorial singular.
A abertura da exposição contou com a participação da Prof. Fátima Fernandes (Pró-Reitora da UniCV), da Prof. Mariana Faria (Leitora do Camões IP) e da Prof. Karina Gomes (Leitora do Instituto Guimarães Rosa), que dinamizaram uma conversa com o público (onde se destacou a presença de estudantes da UniCV) centrada na exploração criativa dos textos da exposição e na reflexão sobre a importância da literatura e da poesia na expressão da diversidade e da variação na língua portuguesa, temas que estiveram também na alocução do Diretor Executivo.
Para o IILP, a exposição “Entre Vozes e Versos” assinala mais um contributo para um mês repleto de atividades que celebram a língua portuguesa e que envolvem a coorganização de eventos académicos em Angola e em São Tomé e Príncipe, bem como a participação em conferências internacionais na UNICEF (Paris), na CPLP (Lisboa) e nos EUA (Harvard).
A exposição estará disponível patente na sede do IILP até ao final do mês de maio.
IILP