A intervenção do Diretor Executivo, intitulada “Entre o local e global: língua portuguesa e diversidade na era digital” procurou partilhar a forma como o IILP perspetiva a língua portuguesa à luz dos contextos onde a mesma circula, complexos do ponto de vista linguístico e cultural, bem como assinalar áreas críticas para a promoção e a difusão da língua portuguesa nos termos que o título do Colóquio propõe, destacando, em função de uma agenda nesse âmbito, as intervenções que o IILP tem em curso e perspetiva.
Num segundo momento, o Diretor Executivo moderou um painel em que marcaram presença a Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, Embaixadora Florbela Paraíba, o Conselheiro de Cultura e Educação da Missão do Brasil junto à CPLP, a Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Dra. Matilde Santos e o escritor e crítico literário angolano, Dr. David Capelenguela.
Este colóquio da CPLP, que decorreu ao longo do dia 20, compreendeu três painéis de discussão que envolveram representantes de Estados-Membros da CPLP, de Observadores Associados e de Observadores Consultivos, do IILP, perante uma assistências composta por Chefes de Missão e membros das Representações Permanentes de Estados-Membros da CPLP, membros das organizações convidadas e estudantes do ensino superior, nomeadamente do curso de Relações Internacionais do ISCSP da Universidade de Lisboa.
IILP