A formação, que decorreu entre 21 de outubro e 27 de novembro, com 30 horas de formação em formato não presencial, sob a coordenação científica da Prof. Doutora Ana Salgado (Presidente do ILLLP) e a colaboração da Prof. Raquel Silva, recebeu cerca de 100 candidaturas e acolheu 30 candidatos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Peru e Argélia. Quadros superiores de ministérios da educação e de comissões nacionais do IILP, investigadores, leitores, docentes e a profissionais de áreas que têm na língua um recurso central (revisão, tradução, etc) tiveram oportunidade de adquiri ou de reforçar conhecimentos teóricos e práticos sobre a Lexicografia contemporânea, incidindo sobre fundamentos, ferramentas digitais e aplicação em projetos lexicográficos.
Assumindo uma vertente teórico-prática, o curso uniu ainda os formandos no desenvolvimento de um recurso lexicográfico colaborativo, como forma de desenvolvimento de competências práticas para a elaboração e gestão de recursos lexicográficos.
Respondendo ao propósito do IILP de promover formação especializada em domínios que se encontram no centro da reflexão sobre a agenda e as estratégias para a promoção da língua portuguesa, a iniciativa, desde o primeiro momento articulada com a Academia de Ciências de Lisboa no quadro do Protocolo assinado este ano entre as duas instituições, responde igualmente às necessidades identificadas pelos participantes na I Reunião do Grupo Multilateral de Reflexão sobre a Língua Portuguesa (GMR-LP), que teve lugar no IILP em 2024.
A avaliação efetuada pelos formandos e a pertinência da formação no quadro do plano de ação do IILP no corrente mandato diretivo, no que respeita também à disponibilização, junto das Comissões Nacionais do IILP, de ações que concorram para o fortalecimento da sua intervenção em projetos nacionais e multilaterais envolvendo a língua portuguesa, bem como a possibilidade de instituições e cidadãos nacionais de aumentarem o seu contributo nesse mesmo sentido, perspetivam a realização, em 2026, de nova edição deste curso, bem como de outras ações com esse mesmos propósitos em vista.
No encerramento, o Diretor Executivo deixou uma palavra de forte agradecimento às duas formadoras, bem como à participação e contributos valiosos aportados pelos formandos ao longo do curso, salientando como as reflexões ocorridas e o recurso construído na formação espelham bem e valorizam a diversidade como traço marcante da língua portuguesa.
IILP

