APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CARREIRAS LUSÓFONAS” NO IILP

Notícia

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) acolheu ontem, 29 de janeiro, a apresentação do livro Carreiras Lusófonas – Experiências e Desafios da Migração, da autoria da luso-timorense Berta Montalvão, Vice-Presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP.

A sessão teve início com a intervenção do Diretor Executivo que, integrando já este evento nos contributos do IILP para as comemorações do 30º aniversário da CPLP, deu as boas vindas à autora, aos membros do painel e ao público diverso presente, lançando breve reflexão sobre as migrações qualificadas e a mobilidade no espaço da CPLP. 

Na sua intervenção inicial, a autora Berta Montalvão sublinhou que o livro nasceu da necessidade que identificou de promover uma reflexão sobre os desafios da migração vivenciados ao longo de todo o percurso, tanto no momento da partida como no regresso. A obra reúne, deste modo, 16 histórias de vida de cidadãos de países de língua portuguesa com experiência profissional em pelo menos um país da CPLP, retratando percursos de migração, integração e desenvolvimento de carreira. Entre os testemunhos incluídos contam-se os de Edson Athayde, Cláudio Bento França, Pedro Lagrifa, Helena Viegas Lopes, Matilde Freitas Fortes, Silvânia Santos, Isabel Nolasco, Nelson Costa, Roselyn Silva, Izabel de Paula, Soraia Sulemane, Nádia Neves, Abdel Camará, Sidney Cerqueira, Rui Dinis e da própria autora.

A sessão foi caracterizada por um animado debate, bastante participado, com intervenções da plateia e uma troca de ideias entre os oradores e os presentes em torno do tema das migrações, com base em experiências concretas e das questões que se colocam quer em termos da integração no país de destino do projeto migratório quer do retorno ao país de origem.

Para além da intervenção de Berta Montalvão, o painel contou com a participação de Lúcia Brito, fundadora do Congresso Human Leaders International, e de Abdel Camará, empreendedor e mindset coach da Guiné-Bissau, um dos protagonistas das histórias retratadas no livro. As intervenções deram lugar a um diálogo alargado com o público, reforçando a dimensão reflexiva da sessão.

Após apresentações em Portugal, Brasil, Angola e Guiné-Bissau, Cabo Verde tornou-se, assim, o quinto país a acolher a obra. A autora pretende levar Carreiras Lusófonas a todos os Estados-Membros da CPLP, promovendo a partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios da migração no espaço da CPLP.

IILP

Tags :

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.

Arquivos