CERIMÓNIA DE ANÚNCIO DOS VENCEDORES DO CONCURSO DE CONTOS “MINHA LÍNGUA, MINHA HISTÓRIA E MEU DESTINO”

Notícia

Decorreu hoje, na Sede do IILP, o anúncio dos vencedores da 1ª edição do Concurso Internacional de Contos "Minha Língua, Minha História e Meu Destino", uma iniciativa da Associação Educar que contou com o apoio do IILP no âmbito do Fundo de Apoio a Pequenos Projetos (FAPP-IILP).

Na abertura do evento, que contou com a presença do Embaixador de São Tomé e Príncipe e de representantes dos Embaixadores de Angola, Guiné-Bissau e Portugal, bem como de dirigentes associativos locais, o Diretor Executivo do IILP, João Neves, deu as boas-vindas e expressou a satisfação do IILP pelos resultados do projeto, felicitando a EDUCAR. Destacou ainda a importância do envolvimento dos jovens em atividades que estimulam a criação em língua portuguesa e que unem as dimensões da língua e da cultura como o fazem os contos originais escritos pelos jovens vencedores. Tendo presentes as intervenções na sessão dos representantes dos jovens que foram premiados, saudou ainda o trabalho dos professores e das famílias no estímulo que introduzem nas crianças para trabalharem a língua portuguesa em diversas perspetivas, em particular nos contextos onde ela não é a primeira língua.

O Presidente da Associação EDUCAR, Adalberto Furtado, apresentou um resumo das atividades do concurso, exprimiu a sua gratidão ao IILP pelo apoio, às escolas e instituições parceiras envolvidas. Felicitando os vencedores e incentivando-os a continuar a sua jornada, destacou a importância de levar a literatura aos mais jovens, contributo que a EDUCAR também quer assumir através da publicação de uma antologia com alguns dos contos que estiveram a concurso.

A 1ª Edição do Concurso teve 1º Classificado Deus É Bom, de Damaris Enola Pinheiro Ricalo, da Escola Industrial e Comercial de Mindelo (Cabo Verde); em 2º lugar ficou A Missão dos Guerreiros da Nzinga, de Lemuel Paiva de Oliveira Muginga, do Instituto Médio de Luanda (Angola) e, 3º lugar, A Voz da Terra, de Marlena de Jesus Almeida, da Escola Café (Timor-Leste). Foi ainda atribuída Menção Honrosa ao conto Minha Língua, Minha História e Meu Destino, de Soraia Gomes Cabral, da Escola Secundária Pedro Verona Pires (Cabo Verde).

Os prémios - um computador portátil (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um telemóvel (3º lugar) serão agora entregues aos destinatários com o apoio das Comissões Nacionais do IILP.

A Associação Cabo-verdiana para o Progresso da Educação, da Ciência, da Tecnologia e da Defesa do Ambiente (Educar) tem como objetivos promover a literatura entre os jovens e a sociedade em geral, estimular a capacidade analítica dos jovens em relação à sua cultura e realidade e revelar novos talentos da literatura em língua portuguesa ao público.

Tags :

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.