A cerimónia de abertura foi marcada pela intervenção de Sua Excelência o Ministro da Educação de Cabo Verde, Dr. Amadeu Cruz, e contou com a presença de chefes e representantes das missões diplomáticas dos Estados-Membros acreditados na Cidade da Praia.
Durante os dois dias de trabalho, foram debatidos temas importantes, como a situação do ensino da língua portuguesa em cada país e região, a situação dos vocabulários ortográficos nacionais e do vocabulário ortográfico comum, além de questões relacionadas à aplicação do Novo Acordo Ortográfico de 90. Também foi discutida a oportunidade de serem estabelecidos procedimentos harmonizados para uma articulação multilateral mais sólida e uma gestão mais compartilhada em temas como: critérios de inclusão de neologismos em recursos lexicográficos da língua portuguesa; Critérios adotados pelos diferentes países para a inclusão de neologismos, bem como os adotados em cada país na questão dos empréstimos. Sendo diversa a situação sobre estas matérias em cada país no que se refere à existências de organismos na esfera pública para tratar estas questões, foram, neste contexto, acordadas algumas ações no sentido de reforçar a recolha e a organização de informação em cada país nos domínios em reflexão, através de partilha de documentação, criação de ações de formação na área da lexicografia e de grupos de trabalho para análise mais específica, nomeadamente no que se refere à análise das bases do Acordo Ortográfico de 90.
Os participantes louvaram a instituição deste encontro pelo IILP e manifestaram-se favoráveis à sua continuidade, tendo igualmente acordado a metodologia para a definição dos temas a serem inseridos no próximo encontro, a decorrer no último trimestre de 2025.
IILP