RECURSO TERMINOLÓGICO JURÍDICO-PARLAMENTAR DIGITAL (E-TERM-ANCV) ENTREGUE AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DE CABO VERDE 

Notícia

IILP fez hoje entrega ao Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, do Recurso Terminológico Jurídico-Parlamentar Digital da Assembleia Nacional de Cabo Verde (e-Term-ANCV), concluindo-se, deste modo, um dos projetos mais relevantes do mandato da atual Direção Executiva.

O E-Term-ANCV, que envolveu a parceria do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e a coordenação científica da Professora Rute Costa, constitui um instrumento de referência para o acesso sistematizado à informação terminológica produzida no âmbito do Parlamento cabo-verdiano.

200 termos validados (a que juntarão, até abril, mais cerca de uma centena) estarão disponíveis na plataforma que a ANCV abrirá à comunidade parlamentar e ao público em geral, facultando a consulta de termos, sua definição, sinónimos, expressões, contextos de uso e respetivas fontes, conforme registadas nos textos elaborados pela Assembleia Nacional de Cabo Verde, assegurando rigor conceptual, coerência e consistência terminológica.

A construção da ferramenta, que contou ainda com a colaboração de uma equipa de especialistas e técnicos da ANCV, coordenada pela Dra. Marlene Almeida, foi desenhada para atender a necessidades comunicativas de diferentes utilizadores interessados na terminologia jurídico-parlamentar cabo-verdiana, tendo como objetivo fundamental facilitar a compreensão, a normalização e o acesso à informação especializada.

Registando a forma exemplar como decorreu esta parceria e o trabalho colaborativo entre o IILP, o CLUNL e a ANCV, o Diretor Executivo, João Neves, destacou a importância deste projeto para o IILP, apostado no desenvolvimento de ferramentas digitais que aportem valor acrescentado a instituições e às comunidades, bem como à língua portuguesa, na vertente de língua de especialidade, e, em particular, à sua utilização em ambientes digitais. 

O Presidente da ANCV, saudando os resultados obtidos, salientou o contributo que a ferramenta vem aportar à comunidade parlamentar, que passa a dispor de uma referência para a terminologia própria do exercício dessa atividade nobre, bem como ao propósito que elegeu de promover uma mais estreita ligação entre o parlamento e os cidadãos.

Conforme sinalizou ainda o Diretor Executivo, constitui propósito do IILP dar sequência a este projeto em outros parlamentos de países da CPLP, de modo a que, para além da estabilização, a nível interno, do léxico da atividade parlamentar em cada Estado-Membro, se possa construir a base terminológica da CPLP, registando as semelhanças e as diferenças terminológicas entre os diferentes parlamentos e, assim, reforçar o diálogo parlamentar.

IILP

Tags :

Partilhar :

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.

Arquivos