Dando continuidade às comemorações do mês da Língua Portuguesa, o documentário Exterior é exibido hoje, 18h, no auditório do IILP. O longa brasileiro, retrata, o cotidiano de estrangeiros presos em uma penitenciária de São Paulo.Entre os detentos há um líbio que descobre durante uma viagem de férias que sua mulher está com câncer; um sul-africano que narra sua participação na guerra de Angola; um bibliotecário espanhol que conta suas desventuras amorosas; e uma tcheca que gosta de desenhar em quadros-negros. Esses são fragmentos de histórias reunidas em Exterior. Um filme sobre a vida de pessoas diferentes que têm em comum o fato de serem estrangeiras e estarem presas longe de casa.
Após a exibição haverá debate com o professor Dejair Dionísio, do IILP. A entrada é franca. Veja programação completa em https://iilp.cplp.org/wp-content/uploads/2011/05/cartaz-mostra-documentarios1.jpg
Trabalho na Penitenciaria de Itaí e acompanhei a Gravação do documentário … (Apareço de costas com camisa preta abrindo o portão para um dos Sentenciados entrevistados) … Atuo em Itaí como ASP e interprete já por 4 anos, desde que a unidade passou a abrigar estrangeiros.
Lá há muitas estorias fantásticas! Muito pouco foi explorado no documentário. Estou certo de que Itaí é a maior aglomeração interracial e etnica do planeta ocupando o menor espaço possível. Lá temos mais de 80 nacionalidades e línguas das mais diferenciadas como Hebraico, Malaio, Igbo, Eve …Dentre outras.
Estou certo de que não pode haver nada igual a itaí no mundo todo… Certamente nós- os que trabalhamos lá somos os maiores especialistas em Prisioneiros estrangeiros do Mundo!
Há um grupo fechado de Funcionários escrevendo um livro a respeito onde abordarão aspectos fascinantes de Itaí… Há muito o que ser contado!
Abraços
sizenandosales@hotmail.com