Shi Qingping, empresário local e presidente da Associação de Comércio e Intercâmbios Internacionais de Macau, pretende desenvolver um complexo turístico na cidade de Fangchenggang, província de Guanxi, o qual deverá incluir um centro de aprendizagem do Português. Segundo um comunicado, o nome oficial deverá ser “Parque da Lusofonia” e vai ser construído na zona de turismo, lazer e de protecção ecológica “Seven Star Crown Resort”.
Segundo o deputado José Pereira Coutinho, o qual foi convidado pelo empresário para uma visita ao empreendimento, o centro estará aberto a receber tanto alunos chineses que queiram aprender Português como portugueses que queiram aprender Mandarim. O objectivo é que “tenham melhores condições ao nível do ambiente e aprendizagem do Português”. “Pretende-se fazer a divulgação da língua, cultura e produtos portugueses perto da fronteira com o Vietname, o que é muito interessante”, disse ainda Pereira Coutinho.
Que notícia maravilhosa! Espero que os planos saiam realmente do papel e que isso sirva de exemplo a outras iniciativas públicas e privadas em prol da valorização da língua portuguesa e culturas de que ela faz parte.