PARIS CANTOU EM PORTUGUÊS COM PONGO

Notícia

No dia em que a UNESCO aprovou a comemoração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o público parisiense da sala La Cigale repetiu refrões em português da cantora angolana Pongo no âmbito do Festival MaMA. Na plateia estava, também, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva. Esta quinta-feira, a UNESCO aprovou a […]

media

No dia em que a UNESCO aprovou a comemoração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o público parisiense da sala La Cigale repetiu refrões em português da cantora angolana Pongo no âmbito do Festival MaMA. Na plateia estava, também, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

Esta quinta-feira, a UNESCO aprovou a comemoração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de Maio. Horas depois, a música da angolana Pongo pôs os franceses a cantar em português.

À noite, na sala La Cigale e no âmbito do Festival MaMA, a cantora Pongo fez dançar o público parisiense aos ritmos do kuduro e fê-lo cantar versos das suas músicas em português.

Onze anos depois de ter sido a voz do “Wegue Wegue” dos Buraka Som Sistema,  Pongo terminou o concerto com o famoso “wegue wegue”  que foi entoado em coro pela sala. A cantora começou o espectáculo com “Quem manda no Mike?”, o tema que vai ser o primeiro single do segundo EP. A maioria das canções apresentadas fazem parte do seu primeiro disco, “Baia”, como “Kuzola” que aqui deixamos num curto excerto.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=P2kQhDeVbJM]

Na plateia, estava também o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Vim porque estou aqui para uma conferência na Sorbonne para comemorar os cem anos do ensino de estudos portugueses na época moderna em França e, ao mesmo tempo, a participação portuguesa este ano no Festival MaMA é apoiada pela estrutura Portugal Muito Maior, financiada pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. Aproveitei o facto de vir de véspera para assistir a este concerto“, afirmou. 

Quanto a render-se aos ritmos do kuduro, o ministro disse ter dançado “interiormente”. Pongo já tinha feito dançar o Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, quando foi convidada para actuar no âmbito da Festa da Música.

Esta sexta-feira, Augusto Santos Silva participou no colóquio internacional do centenário do ensino da língua portuguesa na Universidade Sorbonne e fez uma intervenção sobre “língua portuguesa, no cruzamento de línguas e culturas”.


Fonte: RFI
Tags :

Partilhar :

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Tem alguma questão?

Se tiver alguma questão, referente à nossa instituição, não hesite, entre em contacto.

Arquivos