Para comemorar o Dia da Língua Nacional, lembrado em 21 de maio, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais preparou uma ação especial em suas redes sociais. Hoje, será publicada uma série de vídeos com leituras de trechos de obras clássicas da literatura mundial.
A novidade é que, para essa ação, o material estará disponível com recursos de acessibilidade, com descrição de imagens, narração, animação e interpretação em língua brasileira de sinais (libras).
Na relação de vídeos que serão compartilhados hoje perfil do Instagram (@bibliotecaestadualmg), estão trechos das histórias narradas, legendadas, audiodescritas e interpretadas em libras dos livros “Volta ao Mundo em 80 Dias” (1872), de Júlio Verne, “O Pequeno Príncipe” (1943), de Antoine de Saint-Exupérye, “O Discurso do Urso” (2009), de Julio Cortázar, além da crônica “A Carroça dos Cachorros”, de Lima Barreto.
De acordo com a diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Alessandra Gino, a atividade, além de comemorar a data, propõe reflexões a respeito da acessibilidade oferecida por instituições, espaços culturais e outras organizações a pessoas com deficiência.
“O isolamento social modificou nossa forma de oferecer conteúdo ao público. E essa mudança deve ser pensada de forma ampla, quais conteúdos e para quais públicos precisamos trabalhar”, comenta.